Rapport na PNL

Rapport e PNL

Rapport na PNL é um conceito amplo e importante que representa a sintonia entre duas pessoas.

O rapport é estudado dentro da PNL especialmente por que, para se ter bons resultados ao aplicas as técnicas, o cliente deve ter uma boa aceitação do practitioner.

Origem do rapport

Apesar de ser uma técnica diretamente relacionada com a Programação Neurolinguística, o rapport surgiu inicialmente no contexto da psicologia. Dentro de uma sessão de terapia, é importante para o terapeuta criar empatia e sintonia com seu cliente.

A palavra é originária do francês e na transliteração para o inglês já teve um significado um pouco diferente no passado.

Rapport na PNL

A associação do rapport com a PNL é o fato de que no início de seus estudos, Bandler e Grinder modelaram Milton Erickson e popularizaram o conceito de “copiar e espelhar”.

Muito antes dos anos 70, terapeutas e até mesmo vendedores usavam técnicas para criar empatia que estavam disponíveis na época. Dessa forma, eles aplicavam esforços para direcionar sua comunicação com o fim de criar conexão.

Este tipo de conversa era focada em encontrar pontos como gostos, hobbies, estrutura familiar, enfim, qualquer coisa que pudessem ter em comum e assim criar a conexão.

Este tipo de abordagem funciona e consegue bons resultados. Entretanto, por ser abordar mais o consciente, tende a demorar um pouco, muitas vezes é um vendedor precisa conversar de 30 a 90 minutos antes de ter uma conexão boa o suficiente para entrar no assunto principal de sua visita.

Com as técnicas da PNL para criar rapport, o practitioner vai além do consciente entrando no inconsciente do cliente. Dessa forma, a conexão é criada muito mais rápida e com muito mais profundidade.

Aplicações do rapport com PNL

Como tudo na PNL, o rapport é algo natural e que as pessoas já praticam mesmo que nunca tenham ouvido falar sobre o assunto. Entretanto, conhecer estas técnicas nos permite usá-las de forma consciente e assim, podemos escolher quando aplicar.

O rapport é provavelmente a técnica mais abrangente da PNL. Assim, podemos aplicar as técnicas para criar empatia em todos os nossos relacionamentos.

Se você quer educar bem seus filhos, provavelmente vai querer ter uma boa conexão. Se quiser liderar sua equipe, também é importante ter a empatia. Finalmente, em qualquer relacionamento que tiver com pessoas, o rapport será uma maneira de aprimorar a experiência.

Rapport e amizade

Apesar do rapport criar uma grande conexão e empatia, isso não significa que haja amizade. O rapport pode surgir em poucos minutos na primeira vez que você está interagindo com uma pessoa, isso não significa que vocês sejam amigos.

Também, um amigo que a muito tempo você não conversa com ele, pode ser que tenha sido quebrado o rapport (metas diferentes, gostos diferentes, caminhos diferentes, etc). Entretanto, você provavelmente ainda considere aquela pessoa como um grande amigo.

Para manter um relacionamento com alto grau de engajamento, é importante ter rapport. A forma mais comum para se criar esse engajamento é através de ter metas em comuns.

Um casal que tenha metas em comum, certamente estará muito conectado. Entretanto, um casal que já não possui nenhuma meta em comum, provavelmente estará a beira de uma triste separação.