Pilares da PNL

De acordo com Joseph O’Connor, a PNL utiliza alguns princípios básicos que são conhecidos como pilares.

Outros autores apresentam variações, entretanto, vamos nos basear no que O’Connor oferece como sendo os seis pilares da PNL.

Você

Dentro de um contexto intervencional da PNL, o pilar você pode ser considerado uma pessoa que auto-aplica a PNL, um practitioner ou um cliente.

Se imaginarmos o pilar você como uma ferramenta, ela deve ser bem feita e congruente para a realização do trabalho.

As pressuposições

A PNL não utiliza regras ou leis. Por ser baseada na filosofia pragmática, a Programação Neurolinguística utiliza pressuposições que, quando utilizadas funcionam como crenças úteis.

Não garantimos que uma pressuposição seja verdadeira. Entretanto, sugerimos que se você acreditar nela, você obterá os mesmos resultado que as outras pessoas obtém.

Rapport

O rapport é um dos assuntos mais falados da PNL. Se traduzirmos para termos da lingua portuguesa, chegaremos na palavra empatia.

Trata-se da qualidade do relacionamento entre as pessoas. Dessa forma, no contexto de intervenção de PNL, representa o relacionamento entre o practitioner e o cliente.

Resultado

O pilar da PNL resultado é o que guia um intervenção. Enquanto algumas pessoas chamam de meta, objetivo ou sonho, na PNL chamamos de resultado aquilo que queremos obter.

Um resultado não é necessariamente bom ou ruim, cada pessoa é quem julgará se o resultado é desejado ou indesejado.

Feedback

O feedback é a maneira como medimos os resultados. Por essa razão, alguns praticantes de programação neurolinguística agrupam este pilar da pnl com o de resultado.

O resultado que você obtém não deve ser considerado como falha, ele é apenas um feedback, ou seja, um indicador se o caminho está funcionando ou não.

Flexibilidade

Finalmente, a flexibilidade é o pilar mais importante e ao mesmo tempo mais esquecido e mau compreendido.

De nada adianta aprender a PNL se você não tiver flexibilidade para mudar. Se o feedback não é positivo, você é capaz de agir diferente para ter outro tipo de resultado?

Conclusão

Entender estes 6 pilares da PNL é fundamental para poder começar a aplicar os modelos e técnicas.