Modelagem

A modelagem na PNL é a principal técnica. Isso por que é através dela que surgem todas as outras técnicas. Foi modelando Milton Erickson, por exemplo, que surgiu a técnica de Rapport conhecida como Copiar/Espelhar.

Essa técnica serve para copiar uma habilidade de uma pessoa e repassar a mesma habilidade para outra pessoa para que ela tenha o mesmo resultado ou resultados parecidos.

A modelagem da PNL funciona como uma receita de bolo. Se você perguntar para sua amada vó como ela faz o bolo, ela provavelmente dirá “coloque um punhado de farinha, um tanto ‘assim’ de fermento…”.

Dessa forma, quando você for repetir a receita, você não terá conhecimento suficiente para colocar as quantidades certas e provavelmente seu bolo não ficará igual.

Entretanto, se você for capaz de medir as quantidades de ingredientes, os intervalos de tempo e outros fatores importantes e anotar tudo em forma de receita, você certamente terá mais chances de ter um bom resultado.

Assim funciona a modelagem da PNL.

A Técnica de Modelagem

Para executar a técnica de modelagem é importante ter preparo prévio. Entretanto, caso você já tenha sido treinado, você pode seguir o guia a seguir.

1- Identifique o uma habilidade que deseja modelar;

Identifique uma pessoa, que pode ser você mesmo, que execute uma habilidade de maneira que você queira modelar. Saiba também exatamente qual é a habilidade que você quer modelar e o resultado que essa habilidade gera.

Em seu livro Poder sem Limites, Tonny Robbins conta a importância de ter selecionado os melhores atiradores de um pelotão do exercito americano, para então modelar a habilidade que seria ensinada a todos os novos alunos.

2- Deduza a estratégia

A dedução da estratégia envolve ter um alto nível de conhecimento em submodalidade, rapport, e no próprio conceito de estratégias, além de muita acuidade sensorial.

Basicamente, o practitioner faz seu cliente reviver a experiência a ser modelada, anotando cada passo relatado e descobrindo o máximo de detalhes possível.

O esquema abaixo é um exemplo de estratégia de motivação para acordar.

Modelagem da PNL - Estratégia
Alguns detalhes importantes das submodalidades não estão inclusos na estratégia acima.

3- Reaplique por herança

Caso você tenha feito tudo certo nos passos 1 e 2, o que pode levar algum tempo dependendo da prática e da pessoa sendo modelada, agora você já tem a sua “receita de bolo”.

Então você pode aplicar a técnica de instalar por herança para que qualquer outra pessoa consiga se levantar ao ouvir o despertador.

Conclusão sobre Modelagem da PNL

Apesar de neste artigo você ter visto a estratégia de modelagem da pnl em apenas 3 passos, cada um destes passos dependem do conhecimento de vários outros conceitos da PNL.

Por essa razão, esta técnica não deve ser aplicada por pessoas sem treinamento.