Deleção, Distorção e Generalização

Na Programação Neurolinguística (PNL), os conceitos de Deleção, Distorção e Generalização (DDG) são apresentados já no livro A Estrutura da Magia, considerado como o primeiro livro de PNL (ainda que não use este termo).

O DDG trata de três filtros que usamos para interpretar informações, sejam informações que recebemos e processamos (entrada) ou que processamos e enviamos para o mundo (saída).

Um exemplo de entrada é este exato momento. Enquanto você lê este texto, você deleta partes que julga não serem importantes, adapta outras partes ao seu conhecimento prévio e agrupa outras informações em categorias de seu mapa.

Note que todo processo de Deleção, Distorção e Generalização é normalmente inconsciente.

Deleção

A Deleção, ou eliminação, é a nossa capacidade em eliminar ou ignorar informações.

Imagine como seria estressante processar as milhões de informações que você recebe a todo o tempo. Todas as cores, formas, sons, sentimentos que você está recebendo agora mesmo. Provavelmente você não está focando nas coisas ao redor do seu computador ou celular, mas apenas na página branca com letras pretas que está lendo.

Igualmente, quando vamos passar uma informação através da comunicação, é inútil dar todos os detalhes. Imagine que ao invés de dizer “estou com fome, vamos pedir uma comida?” você dissesse “Estou sentindo um desconforto no meu estômago o que me leva a crer que meu sistema digestivo necessita de mais massa alimentar, desta forma, sugiro que a gente coma algum alimento. Acreditando que você também esteja em uma condição similar e julgando as possibilidades, acredito que pedir uma comida seria a maneira mais prática e sensata de satisfazer nossas necessidades”.

Mesmo este imenso texto ainda está emitindo muita informação. E certamente o mundo seria muito mais estressante se nos comunicássemos desta forma.

Distorção

O processo de distorção, por outro lado, nos ajuda a adaptar as informações de maneira que sejam melhor aceitas pelo nosso mapa prévio.

A pessoa experimenta uma sensação muito agradável, entretanto, na hora de se comunicar ela distorce até mesmo a palavra dizendo “muiiiiiiiiiiiiito agradável”.

A maneira mais simples de entendermos a distorção é através da fantasia. Quando lemos um romance fantástico, o que estamos vendo não é um novo mundo, mas sim distorções da nossa própria realidade.

Um sabre de luz? Bem, espadas existem, luzes existem, e as pessoas podem se queimar com coisas muito quentes (como um choque). Junte tudo isso e você inventou este equipamento que vemos no Guerra nas Estrelas.

Generalização

A categoria da Generalização é o que nos permite comparar e agrupar as coisas. Imagine que você pede para usar o banheiro na casa de um amigo e chegando na porta, a maçaneta é diferente de qualquer uma que você já viu. Qual sua primeira ação? Se você for como a maioria das pessoas, certamente vai tentar primeiramente girar no sentido anti-horário. Parabéns, isso provavelmente via resolver seu problema.

Ser capaz de abrir fechaduras que nunca vimos é apenas um simples exemplo de como é importante agruparmos as informações.

Conclusão

Nossa capacidade de Deleção, Distorção e Generalização é nos ajuda a entendermos o mundo ao nosso redor e também interagir com este mundo. Também facilita nossa comunicação com as outras pessoas.

Entretanto, a DDG nos trás efeitos colaterais, muitas vezes indesejados. Portanto, conhecer estes processos através do conhecimento da PNL pode ser a chave para nosso desenvolvimento pessoal.