Confira nesta página os termos básicos da Programação Neurolinguística. Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Crenças [limitantes/capacitantes]

Crenças são suposições que criamos sobre o mundo através de nossas experiências sensoriais.

Quando uma crença me ajuda a conquistar os resultados desejados, ela é capacitante. Entretanto, quando uma crença atrapalha meu caminho para algum resultado ou apresenta vícios ecológicos, ela é limitante.

Ecologia

Trata-se da soma dos resultados internos e externos gerados por um comportamento.

Geralmente o termo ecologia surge quando você deseja mudar um comportamento. Pensando sobre a nova opção comportamental, ela gerará diversos resultados paralelos ao resultado primário desejado.

Somando todos estes resultados, é algo que você quer para sua vida, para as pessoas ao seu redor e para o mundo ao seu redor? Se sim, este comportamento é ecológico.

Estados de Recursos

São nossos estados físicos/mentais. Ou seja, é a pré-disposição do nosso corpo e mente para fazerem algo. É um equivalente aos “estados emocionais”, porém com um ponto de vista pragmático.

Todos os estados possuem recursos, alguns são indesejados em determinadas situações, outros podem ser não ecológicos. Entretanto, todos trazem recursos e podem ser usados em diferentes momentos de nossas vidas.

Filtros

Vários conteúdos da PNL podem ser associados com o termo filtros. Sejam os Metaprogramas, os Sistemas Representacionais, ou mesmo o DDG (Deleção, Distorção e Generalização).

Instalação

Instalar significa passar uma mensagem para o inconsciente de que uma cena é real. A instalação geralmente é feita de maneira associada e por repetição.

Intervenção

Chamamos de intervenção, toda a aplicação de técnicas de PNL. Um intervenção pode ocorrer de forma “pura”, ou seja, apenas como uma sessão de PNL.

Entretanto, a intervenção também pode ocorrer dentro de contextos distintos, como dentro de uma sessão de coaching, de terapia, entre outros.

Mapa

Na PNL, acreditamos que todas as pessoas possuem um conjunto de crenças sobre a realidade. Qual sua comida favorita? Qual o melhor time de futebol? Entre estas perguntas e outras mais rasas ou mais profundas, tudo o que você acredita faz parte deste conjunto que chamamos de mapa.

Master Practitioner

Representa um practitioner (veja abaixo), que investiu mais tempo e esforço, junto à uma escola de PNL, para aprofundar mais seus conhecimentos.

Modalidades

É o termo como chamamos cada um dos Sistemas Representacionais (Visual, Auditivo e Cinestésico).

Modelagem

A técnica mãe da PNL. Trata-se de como transformar uma habilidade em uma estratégia que pode ser utilizada por qualquer pessoa. Veja mais aqui.

Practitioner

É o termo em inglês para se referir praticante. Nos EUA é um termo usado para dizer que alguém utiliza um conhecimento de forma profissional. Dessa forma, um Practitioner em PNL é uma pessoa que utiliza a PNL no contexto profissional.

Pode se referir a um coach, a um terapeuta, a um líder, ou simplesmente uma pessoa que aplica puramente a PNL.

Rapport

É a habilidade de criar empatia nos relacionamentos interpessoais. Pode também se referir à técnica copiar/espelhar, muito ensinada nos treinamentos de PNL.

Receita de Bolo

Um termo não técnico para uma Estratégia (resultado da modelagem). As técnicas da PNL muitas vezes são referenciadas como receitas de bolo pois são estratégias sendo reaplicadas.

Sistemas Representacionais

Trata-se da organização interna das informações. Saiba mais aqui.

Trainer

A palavra trainer significar um treinador. O título “Trainer em PNL” não significa que necessariamente este treinador dará cursos de PNL. Este título indica que este trainer possui treinamento das habilidades de PNL voltadas para ser um palestrante, professor ou treinador.