Swish - PNL

Padrão Swish

Ficha Padrão Swish

O Padrão Swish é uma técnica simples e muito eficiente da PNL. Basicamente, o padrão Swish é uma aplicação das submodalidades para passar uma mensagem para o subconsciente que um comportamento deve ser alterado.

O Swish, diferentemente da ressignificação em seis passos e outros, não trabalha a intenção positiva. Pelo contrário, neste padrão confiamos que o inconsciente possui os recursos necessários para resolver sozinho as necessidades básicas.

Passo-a-passo do Swish

O passo-a-passo descrito aqui é uma adaptação do livro Introdução à Programação Neurolinguística de Joseph O’Connor e John Seymour. As alterações foram feitas por experiência do autor desta matéria.

1- Identificando o Comportamento

Como esta técnica não trabalha a intenção positiva, é recomendado escolher um comportamento simples que você queira ter mais criatividade. Por exemplo roer as unhas ou excesso em algum comportamento como fumar ou comer.

2- Trate a limitação como se fosse um sucesso

Claro que se você está querendo mudar seu comportamento é por que você o considera ruim. Entretanto, imagine que esse comportamento fosse bom e que você tivesse que ensinar para alguém. Qual seria a pista que indica que o comportamento está iniciando.

Essa pista normalmente é visual. Entretanto, Practitioner mais avançados conseguem utilizar pistas auditivas e cinestésicas. No caso de roer as unhas, por exemplo, a pista pode ser “ver a unha se aproximando da boca”.

3- Identifique as submodalidades

Saiba quais submodalidades funcionam bem para você. Estas submodalidades devem gerar um impacto transformacional. Geralmente as pessoas respondem bem ao tamanho e à luminosidade.

Neste vídeo, de quando Tonny Robbins estava no início de sua carreira como palestrante. Ele nos explica que gosta de utilizar cores (verde para bom e vermelho para ruim). Enfim, você pode usar qualquer submodalidade que faça sentido para você.

4- Pense como você gostaria de ser

Agora é a hora de pensar como que agir depois de aplicar a técnica. Você irá ter mais opções/recursos? Ao invés de levar a mão à boca, você irá deixar sua mão no bolso?

Lembre-se de saber o que você quer fazer e não o que você não que fazer. Isso faz toda diferença. Dessa forma você irá dizer para seu inconsciente como agir a partir de hoje.

Crie uma autoimagem deste novo comportamento e cheque a ecologia.

5- Aplique o Swish

Agora você já tem todas as informações necessárias que coletou nos passos anteriores. Então, faça uma inversão da autoimagem negativa gerada no passo 2 com a autoimagem positiva gerada no passo 4, usando as submodalidades escolhidas no passo 3.

Por exemplo: imagine a imagem de você roendo as unhas em tamanho grande e claro. E então, pequena e escura imagine a imagem de você com as mãos nos bolsos. Imagine então as imagens trocando de tamanho e luminosidade.

Faça uma primeira vez lentamente, leve uns 5 a 10 segundos. Depois “quebre o estado” ou seja, abra os olhos e feche novamente para repetir. Essa repetição será um pouco mais rápida. Continue repetindo até que a velocidade seja menos que meio segundo.

Você pode fazer ou imaginar um som que faça sentido para você, que pareça representar uma “transformação”. O nome da técnica é uma sugestão. Assim, você pode fazer o som “Suichi” enquanto imagina a troca.

6- Teste o resultado

Depois de ter feito várias repetições, pense na pista. O sentimento ou a reação mudou? O resultado também pode aparecer em forma de submodalidades.

Alunos meus já relataram que ao pensar na imagem antiga não viam mais vermelha, mas amarela ou laranja. Outros relataram que nem conseguiam mais pensar naquela imagem.

Quanto aos sentimentos ou reações, relataram que se sentiam neutro ou indiferentes.

Conclusão sobre o Swish

Essa técnica é simples e pode ser usada por qualquer pessoa. Assim, para executá-la não há necessidade de conhecimento aprofundado em PNL ou terapia, pois aceita-se que o inconsciente fará o trabalho pesado.